Procedimentos, Especialidades e Exames

ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER COLORIDO

O Doppler é uma técnica especial do ultrassom que avalia o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos e nos órgão e tecidos do corpo. É muito utilizado na avaliação das artérias e veias dos membros superiores e inferiores, das artérias carótidas, das artérias intra-abdominais como a aorta, veia porta e órgãos particulares (tireoide, mama, ovários, bolsa escrotal, entre outros) pesquisando a presença de placas de gordura e êmbolos que podem levar a obstrução destes vasos. No estudo das veias ele é muito utilizado na pesquisa de trombose venosa, no estudo de mapeamento pré-operatório de varizes e na avaliação de fístulas para hemodiálise entre outros. O exame é indolor, não usa radiação e pode ser repetido inúmeras vezes conforme a necessidade do médico.


ULTRASSOM GERAL

O exame de ultrassom, utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do interior do corpo. As imagens são adquiridas em “tempo real”, podem mostrar além das características morfológicas das estruturas, o movimento dos órgãos internos do corpo. Oultrassom é um método rápido e seguro praticamente inócuo ao paciente e quase não tem contraindicações, sendo utilizado muitas vezes com finalidade preventiva e de rastreamento.


ULTRASSOM GESTACIONAL

Os exames ultrassonográficos durante a gestação têmprincipais finalidades a avaliação física do feto, acompanhamento do seu crescimento, do seu bem-estar e de sua vitalidade. Realizado em diferentes fases da gestação, podem vir acompanhados de exames complementares como o Doppler colorido que aumenta a especificidade e o valor preditivo positivo de algumas avaliações.


NOSSO DIFERENCIAL

Os exames fetais são realizados por médicos com título de especialista de Medicina Fetal pela AMB ou residência médica reconhecida pelo MEC.O acompanhamento da gestação é feito através do software ASTRAIA (www.astraia.com) que nos permite acompanhar o desenvolvimento fetal e detectarmos, de forma precoce e com alta assertividade, alterações no crescimento do mesmo, além de compor uma base de dados interna, permitindo a comparação entre examinadores e com o banco de dados do sistema!


PUNÇÕES E/OU BIÓPSIAS

O objetivo de uma punção e/ou biópsia é colher material de uma lesão ou de um órgão do corpo para ser avaliado por um médico especialista. Dessa forma, é possível obter informações precisas sobre a natureza das lesões ou o grau de comprometimento de um tecido por doenças.A punção e/ou biópsiaé realizada sem necessidade de cirurgia. A utilização de métodos de imagem para guiar esse tipo de procedimento é um avanço que permite que as punções e/ou biópsias sejam realizadas com grande precisão e com menor risco, podendo-se detectar precocemente eventuais complicações durante o exame. Além disso, o acesso pode ser realizado sob anestesia local, o que evita maiores riscos anestésicos, facilita a recuperação após o procedimento e não deixa cicatrizes como em uma cirurgia.A punção e/ou biópsia pode ser guiada por qualquer dos métodos de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e, no caso da mamografia, por estereotaxia. A escolha do método depende de vários fatores, entre eles, a facilidade de identificar o alvo, simplicidade, disponibilidade e menor custo. O procedimento tem duração variável, dependendo do tipo de equipamento utilizado e das características da lesão.Todos os procedimentos são precedidos da desinfecção da pele de acordo com os protocolos estabelecidos. O número de fragmentos colhidos também varia de acordo com o caso.

TIPOS ESPECIAIS DE PUNÇÃO E/OU BIÓPSIA


EXAMES ESPECIAIS


ESPECIALIDADES


REPRODUÇÃO HUMANA